Meditação de 26 de Agosto de 2017
Rev. Josemar da Silva Alves Bonho

A missão de Deus em nossa cidade

No dia 28 de agosto de 1893 a nossa cidade de Itararé foi desmembrada de Itapeva (chamada Faxina a época), sendo elevada à categoria de vila com a denominação de São Pedro do Itararé, que em 1922 é simplificada para Itararé. Nesta segunda-feira próxima é o aniversário de 124 anos de nosso município.

No entanto, trezentos anos atrás esta região já era ponto de passagem e pouso dos tropeiros que faziam o comércio entre o sul e sudeste do Brasil. Duzentos anos atrás também passaram por aqui ilustres franceses trazidos da Europa pela família real portuguesa que chegara ao Brasil em 1808. O pintor Jean Baptiste Debret eternizou em sua tela a travessia do Rio Itararé em 1827. Um pouco antes, em 1820, o naturalista Auguste de Saint-Hilaire coletou plantas por aqui. O guia de Saint-Hilaire, um cabo da guarda nacional e comandante da aldeia de Itararé, informou o francês que “as terras dos arredores de Itararé são ótimas e próprias, em geral, para a cultura do milho, do arroz, do feijão e da mandioca”.

Nosso município ainda continua se destacando pelos frutos que a terra dá. Mas o Semeador divino desejou que aqui também fosse lançada a semente do Evangelho para produzir frutos para o Reino de Deus. Deus continua fazendo essa missão nesta centenária cidade através de cada um de nós. Essa missão só é possível com o poder do alto. Assim como o Espírito Santo estava sobre Jesus (“o Espírito do Senhor está sobre mim”, Lc 4.18), ele também está conosco, a sua a igreja, para que possamos fazer discípulos do Senhor nesta cidade.

É verdade que muitas vezes nos sentimos incapazes e indignos de tão nobre tarefa. Mas a missão e o Espírito Santo andam juntos. É ele que uma vez capacitou os discípulos e proclamar as boas novas de Jesus de lugar em lugar e de cidade em cidade. E esse ministério só continua sendo possível hoje através do poder do mesmo Espírito Santo. Não olhemos para as nossas fraquezas e falhas, pois no poder do Espírito Santo, somos capacitados a proclamar que o reino de Deus está próximo para aqueles que estão se arrependendo e recebendo o perdão dos seus pecados (Lc 24.47).

Somos chamados a proclamar em nossa querida cidade as boas novas do reino de Deus da mesma forma como Jesus e seus discípulos fizeram a mais de dois mil anos atrás na Palestina. Jesus é o rei desse reino e o centro da nossa missão. É a ele que proclamamos, ensinando todas as pessoas de nossa cidade a guardar tudo o que Ele nos ordenou e confiando que Ele estará conosco até o fim dos tempos (Mt 28.20).