Meditação de 01 de Julho de 2018
IER Itararé

Vítimas da mentira

A Igreja de Corinto estava sendo ameaçada pelo ensino corrompido de falsos mestres. Por causa disto, o apóstolo Paulo faz a seguinte advertência: “O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o toleram com facilidade” (2 Coríntios 11:3-4).

O apóstolo Paulo faz uma dura crítica aos falsos apóstolos. Mais do que isto. Se você reparou bem, ele critica os fiéis que se deixam enganar por tais “apóstolos”.

Há pessoas que receberam boa formação bíblica e cristã, mas com o passar dos anos se afastaram da genuína fé cristã. Em muitos casos, são pessoas que se tornam extremamente críticas em relação à Bíblia, à sua igreja, ao seu pastor e aos irmãos na fé. Por fim, a mente que não se manteve submissa aos simples, mas fiéis, ensinos cristãos, é seduzida e enganada por uma variedade de “atrativos religiosos”. São pensamentos, filosofias e sistemas religiosos que se multiplicam dia após dia.

Como pode isso? Primeiro, isto não acontece da noite para o dia. É uma lenta transição. Segundo, tal pessoa não faz isto radicalmente – não rasga a Bíblia e nem pede para riscar seu nome do rol de membros. Ela até continua a falar de Deus e de Jesus. No entanto, como diz o apóstolo, seu Jesus é um Jesus diferente e o seu espírito não é mais o Espírito Santo.

O diabo continua ativo e tem se especializando na arte de mentir. Às vezes nos esquecemos que ele foi vitorioso nas investidas contra nossos pais no Paraíso, subestimamos o seu poder e andamos perigosamente no limite.

Jesus não mudou e nem pode mudar. Se você considera ultrapassado o ensino bíblico recebido no colo dos pais e nas primeiras classes de instrução cristã, então cuidado! Talvez você seja a mais recente vítima das mentiras do diabo.

Pastor Elton (IER Arapoti)

Meditação Publicada no Boletim "O Elo" (julho/2018)